O que uma palavra mal direcionada, um conflito mal resolvido, ou uma ação violenta seja na área psicológica ou física, poderá causar na vida de uma pessoa? Haveria alguma ferramenta humana para medir o tamanho do dano causado no ser humano na área psíquica? Seria possível recuperar o seu equilíbrio emocional mesmo depois de ter passado por situações de grande conflito e sofrimento?
Este livro fala de um homem muito conhecido no mundo antigo, relatado no livro de Gênesis do Antigo Testamento, que vivenciou experiências traumáticas. O escritor psicólogo Levi Virgínio, aborda nesta obra alguns transtornos que José no Egito poderia ter sofrido, tais como:
Complexo de inferioridade
Transtorno de personalidade
Psicopatia e Sociopatia
Depressão
Transtornos de humor e bipolaridade
Dependência de substância química
Embora as situações adversas surjam, Deus sempre surpreende o ser finito na sua insuficiência, provocando que o mesmo tire forças e projetos da onde jamais imaginaria que houvesse alguma coisa, ou seja, nele mesmo. Tomando como primícia que tudo o que Deus faz já está abençoado, este autor traz José, filho de Jacó, criado como príncipe, mas agora prisioneiro, e por conta desta situação não conseguia ver nele mesmo, um potencial de ser o segundo homem de todo o governo do Egito.